Início > Cinema > Kill list

Kill list

fevereiro 17, 2012 12:38 pm Deixe um comentário Go to comments

(Um textinho desmemoriado sobre um filme que vi no fim de janeiro.)

Tenho certeza de que não é de hoje, mas existem fitas (ou, para usar um termo apropriado, releases, rips — screeners) que soam melhores ou piores quando falamos deles, quando lemos reviews deles (positivos ou negativos). É o caso de A árvore da vida. É o caso de Kill list (3.5/5, 70/100) — sim, Kill list, um híbrido britânico estupidamente violento de drama familiar, hitman thriller e terror.

(E existem filmes que encerram o debate neles mesmos, como O artista.)

O segundo longa de Ben Wheatley (o primeiro, Down terrace, é fácil de achar nos torrents) é um negócio que realmente dá nos nervos. Não de raiva, mas de tensão mesmo.

Tanto que guardo lembranças vagas dos diálogos (flutuando entre dureza e espontaneidade), do nome dos personagens (poderia checar no IMDb, mas estou com preguiça), de sequências inteiras, mas ainda tenho presentes (1) o clima hostil de esgotamento familiar — o protagonista é um pai de família e assassino profissional; a esposa, veja bem, é do mesmo ramo –, (2) de aparentes agressões físicas entre velhos amigos — esse pai briga com seu parceiro de jobs passados, eles rolam no chão, parecem se odiar, mas no instante seguinte bebem uma cerva juntos –, (3) o olhar impassível da namorada à Anjelica Huston do amigo do protagonista, (4) e a trilha sonora enervante, de suspiros, grunhidos, assobios.

Eles são contratados para cuidar de três sujeitos. Só mais um serviço: é matar, limpar a cena, dar um fim no corpo, receber o pagamento e ir pra casa brincar com o filho, dar atenção à esposa, abrir uma taça de vinho. E, bruscamente, sem filigranas para demarcar onde termina o filme de suspense e onde começa o filme de terror, eles estão envoltos numa espécie de culto/sacrifício diabólico — as referências, todo mundo já disse, vêm de O homem de palha.

O hype é imenso (Guardian deu 4/5, Total Film 5/5 e vários críticos geeks saíram desesperados das sessões, imagino).

Numa revisão, acho que piora. Na primeira vez, it delivers.

Anúncios
Categorias:Cinema Tags:, ,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: