Início > Cinema > Quem foi Jesse James?/Sangue sobre a neve

Quem foi Jesse James?/Sangue sobre a neve

novembro 9, 2011 11:44 am Deixe um comentário Go to comments

Minha cabeça explode de dor pelas noites mal dormidas desde o Planeta Terra Festival. A mudança brusca de clima — de um calor imenso para um frio imenso — também não ajuda nem um pouco. Mesmo assim, vamos lá: mais dois títulos de Nick Ray vistos (em DVD, já que a Infraero atrapalha a viagem das películas) na retrospectiva dedicada a ele, que termina domingo.

Incrível como Quem foi Jesse James? (1957; 3.5/5) é um western pouco comentado. E ele tem todos os elementos das melhores coisas do gênero: um ódio incontido — Jesse não hesita em atirar nas costas de um dos seus rivais –, um punhado de perseguições a cavalo, tiroteios do começo ao fim e um decente background histórico, pós-Guerra Civil. Se os irmãos Frank e Jesse James tivessem sido interpretados por, digamos, um James Dean ainda vivo e um Laurence Olivier de sotaque britânico suavizado, o filme de Ray certamente seria lembrado. Just saying.

Esse Sangue sobre a neve (1960; 3/5) — o título em português anuncia um noir-glacial — é uma aventura cômica ambientada nos amedrontados anos da Guerra Fria. Mas claro, os esquimós nada têm a ver com a briga entre comunistas e capitalistas: eles (Anthony Quinn é um deles) continuam caçando focas e ursos polares e procurando mulheres, que são raras na região. Visto hoje, não me parece tão contundente — o confronto com os homens civilizados, que querem ensinar modos cristãos e decentes aos selvagens, demora a aparecer. Ray, mesmo filmando quase tudo em estúdio, não esconde primitivismos desagradáveis (o que explica a presença em Cannes, competindo pela Palma de Ouro) — animais sendo despedaçados, a mulher (na visão dos brutos, inútil e necessária) tratada como mero objeto de prazer.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: