Início > Cinema > A fuga da mulher gorila

A fuga da mulher gorila

Em 2010, perdi — culpa da monografia — a projeção de A alegria, o filme de Felipe Bragança/Marina Meliande que tinha passado em Cannes no Un Certain Regard (minto, Quinzena dos Realizadores) e era mostrado no Brasil pela primeira vez via Festival de Brasília — coisa que não vai existir mais, né, já que o nosso festival abandonou o ineditismo e agora todo mundo pode entrar, inclusive os perdedores de outros certames.

Daí que ontem, depois de uma sessão alegre/nostálgica/melancólica de O homem do futuro (um 2.5/5 meio 2.75, cheio de elogios tímidos, mesmo sendo previsível), vi A fuga da mulher gorila (2.5/5), o primeiro longa da dupla de diretores. É um road movie cheio de juventude, dividido em vários movimentos (são sete ou oito, eu acho), e com um tom brega de propósito, as cadeiras de plástico de barzinho, as luzes foscas, o som midi saindo de karokês e videokês, essas coisas; é também um musical agradavelmente amador, entoado pelas irmãs que protagonizam o filme. Bragança é um letrista infalível.

São duas irmãs viajando entre Campos e a cidade do Rio de Janeiro durante oito dias — Bragança e Meliande filmaram este trajeto com parcos recursos — a bordo de uma kombi circense. Quando param num lugar e precisam de grana para abastecer, elas saem e fazem a performance: uma delas (Morena), vestida em trajes sensuais, vai se transformando num gorila (Flora, a baixinha de olhos lindos), com efeitos de fade in, fade out — eles são frequentes na montagem. Depois, um ator junta-se às duas, o lirismo perde o rumo, o filme desacelera demais — apesar da tensão sexual –, e a segunda metade parece menos inspirada.

Que coisa. O título melhorou depois que comecei a falar dele — rindo e tentando murmurar algumas canções –, então vou subir a cotação (3/5). Deliciosamente incomum.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. dezembro 10, 2011 12:08 am às 0:08

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: