Início > Cinema > Turnê

Turnê

O Mathieu Amalric de Turnê (3/5), filme que ele dirige — ganhou prêmio de direção em Cannes 2010 por isso — e em que é protagonista, é um fracassado entertainer da tevê, que acabou de retornar para a França depois de uma temporada nos Estados Unidos, a milhares de quilômetros das dívidas com produtores. Ele é um tanto excêntrico: costuma encher as mãos de fósforos e balas que encontra em balcões de hotéis e restaurantes e, se esses mesmos lugares têm tevê ligada, música ao vivo ou caixas de som zunindo, ele pede que abaixem o volume ou que interrompam de vez as melodias. Enquanto apadrinha um grupo de dançarinas americanas neoburlescas pela França — com uma problemática e ainda incerta ida a Paris, o que chateia as moças –, esse Joachim Zand parece deparar com as marcas de um passado recente, frustrado por desentendimentos nos negócios, e a condição de pai de dois filhos.

Os méritos de Amalric como diretor não são pequenos: ele conduz sobriamente uma trama que tinha tudo para ceder facilmente ao kitsch — se fosse um filme americano, seria o caminho mais fácil e óbvio –, a um tom grosseiro — com sexo gratuito, imagine só, e mais um monte de clichês de cabarés e coisa e tal –, ou mesmo a uma nostalgia europeia meio Fellini, meio anos 1950.

Nada disso. Amalric, um ator que sabe extrair carisma de personas difíceis, cria um agradável clima de cumplicidade entre os personagens, ainda que algo angustiada; e ele tem respeito por todos eles. As qualidades não são as de um grande filme, portanto, mas de uma afetuosa direção de atores. É como se todos ali, sobretudo Mimi Le Maux (Miranda Colclasure), a artista principal da trupe que excursiona pelo país, soubessem que a turnê vai, sim, terminar, e que esse ofício cansativo, ridiculamente sexy e já meio decadente tem data para acabar.

Anúncios
Categorias:Cinema Tags:, ,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: