Início > Cinema > Não me abandone jamais

Não me abandone jamais

Nas passagens mais pálidas e frias de Não me abandone jamais (3.5/5), um filme fatalmente depressivo, cheguei até a ter calafrios. É uma ficção científica romântica sobre esse trio de amigos — Ruth (Keira Knightley), Tommy (Andrew Garfield) e Kathy (Carey Mulligan) — que cresceu num internato para duplos, clones: de lá eles saem aos 18 anos, para experimentar breves fragmentos da vida adulta, e então precisam entregar-se à doação de órgãos para os seus respectivos Possíveis, os originais de cada um deles.

É severo, mui severo.

Apesar dos excessos de um roteiro que não consegue maquiar os mecanismos internos de uma adaptação literária (de Kazuo Ishiguro) — alguns diálogos quase não têm sentido nenhum –, Romanek atinge um satisfatório, apesar de distante, climão de tragédia. Já se sabe, desde o começo, que as coisas não vão acabar bem; que Kathy, apaixonada por Tommy, ainda vai sofrer muito pelo garoto; que Ruth, igualmente, vai ser estilhaçada pelo comprometimento da amizade com ela; e que, ao fim e ao cabo, os três vão se separar e, cada um a seu modo, cada um a seu tempo, morrer. Uau.

Sim, é bem pessimista, mas irônico: quer dizer, os duplos, os descartáveis, artificiais e pré-programados duplos, também amam.

E Carey Mulligan é tão poderosa — poderosa no sentido Natalie Portman e bela no sentido Natalie Portman –, tão comedida, que nem precisa mexer os lábios ou sobrancelhas para indicar sofrimento. O absurdo diante da mortalidade — de uma finitude que sempre nos parece infinita, adiável — está no rosto de Kathy/Carey do começo ao fim.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: