Início > Cinema > Shara

Shara

O plantão de fim de semana — sábado-segunda, domingo-segunda — não vai me deixar ver A floresta dos lamentos, o filme mais importante da Naomi Kawase. Mas ontem saí do CCBB encantado com Shara (4/5) — e agora já não sei mais qual é a minha cena de chuva favorita, a de Suzaku, no meio de uma estrada ladeada de árvores, dois personagens falam alguma coisa (e o que é dito no cinema dela pouco importa; o que é dito não consegue competir com o que é mostrado) e depois fecham o bico e de repente começa a chover, ou a de Shara (tem no YouTube e no Dailymotion), na parada/festival/desfile (que se chama Shara), corpos vestindo trajes alaranjados, bocas urrando, cortando o ar com mãos, braços e ombros, o público imitando timidamente cada movimento, e aí cai uma chuva forte, grossa, que deixa a tela granulada, o áudio da música e o coro coletivo perdem força, e o barulho da chuva é delicioso, mas o sol ainda está lá, iluminando os pés dos dançarinos, e, abruptamente, a chuva para.

Tudo isso num plano longo — e esse título é feito de planos enormes, pacientes, mas tem uma urgência em vários deles, a diretora com a câmera na mão, indo e voltando, entrando e saindo dos cômodos, contornando esquinas. Quando o personagem anda, a câmera vai atrás a pé, eu acho. E quando ele vai de bicicleta, ela, também, vai de bicicleta, eu acho.

A história — ou sugestão de história — é muito simples, frágil e mais urbana do que em Suzaku: enquanto o festival Shara não chega, uma família — pai, organizador do evento, mãe grávida (a cinesta atuando) e filho — convive com uma perda. O irmão do jovem desapareceu quando eles eram meninos. Não foi achado. E, o tempo todo, os três têm esses rostos aflitos, quase chorosos, mas Kawase não é melancólica, nunca é. Ela observa com carinho.

Anúncios
Categorias:Cinema Tags:, , ,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: