Início > Livros > Submarino

Submarino

“Manhã de quinta-feira. Em geral, deixo mamãe me acordar, mas hoje ajustei o despertador para as sete horas. Mesmo embaixo do meu edredom grosso, consigo ouvi-lo berrando do outro lado do quarto. Escondi-o entro do meu engradado de plástico para joysticks defeituosos, para ter que me levantar da cama, atravessar o quarto, arrancá-lo lá de dentro pelo fio e só então apressar o botão da soneca. Foi uma manobra tática feita pelo meu eu anterior. Ele sabe ser muito cruel.”

Submarino (3.5/5), de Joe Dunthorne, como muita gente já escreveu por aí, é mesmo herdeiro de O apanhador no campo de centeio. Só que as ousadias do cínico, temperamental e também sarcástico personagem principal, Oliver Tate, são um pouco diferentes das de Holden Caulfield, de J. D. Salinger. Afinal, Tate vive no fim dos anos 1990, troca e-mails em vez de cartas e tem acesso à pornografia não por revistas compradas em bancas de jornal, mas páginas da internet. É outra época. Mas a busca de identidade ainda persiste.

Tate mora na região costeira do País de Gales. E só quer saber de duas coisas: evitar a separação dos pais e perder a virgindade antes de completar 16 anos. Dunthorne, e dá raiva disso, escreve bem, com um descaramento incrível. Tate é Craig Thompson, da HQ Retalhos, ao avesso: cresceu com pais ateus, não tem medo de ir para o inferno, pratica bullying com os colegas — especialmente uma gordinha que ele acha até atraente — e tem um jeito sábio (adequado, correto etc) de tratar as mulheres — parece medroso e confiante na mesma medida, mas com um desinteresse invejável.

Submarino virou filme, distribuído nos Estados Unidos pela The Weinstein Company — hmm, isso não é bom… Por ora, fiquemos com o livro.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: