Início > Cinema > O grão

O grão

Aqui vai um post desatento: estou vendo o segundo tempo de Fluminense x Libertad — devo ter uma simpatia com esse sofrimento do tricolor carioca — e com as provas de Amor sem fim, de Ian McEwan, aguardando a minha atenção ao lado de dois controles remotos. Mas vamos lá.

Ontem — ou antes de ontem –, vi O grão, segundo filme que pude conferir na Mostra inéditos, do CCBB. Antes da sessão, avisos de dois amigos que entraram comigo na sala: Cariry veio do documentário, e os documentários do pai dele, Rosemberg, são chatos.

É exigente, propositadamente tedioso, aliás, acho que esse é o mote do filme: Petrus dirige planos longos, a propósito de histórias simples, arrastadas diariamente em torno das mesmas atividades familiares. Fátima, a jovem e primogênita destinada a um matrimônio com um mecânico. O pai, que se posta em frente à tevê sempre que está em casa, mirando uma garrafa de cachaça. A mãe, o rosto marcado pelo sofrimento da vida no interior, da servidão doméstica. Perpétua, a avó de Fátima e Zeca, caçula, sabe que a morte se aproxima, e compartilha com o netinho a fábula antiga (e algo mística) de um rei e uma rainha, casal abastado, cujo desejo é trazer o filho de volta à vida.

São 88 minutos de contemplação de coisas ordinárias, com um jeito que lembra pouco a sensação de verdade do documentário, uma postura que eu queria ter visto com mais confiança. Esperava mais — ou talvez tenha ficado mal acostumado com esse cruzamento entre ficção e documentário de que tanto gostei no mineiro O céu sobre os ombros, de Sérgio Borges, que ganhou os principais prêmios no último Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Aliás, isso me lembrou de que preciso muito ver A falta que me faz, outro elogiado do coletivo Teia. Acabou de sair em DVD.

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: