Início > Cinema > Minha terra, África

Minha terra, África

Fui ao CCBB hoje — aliás, ontem — para conferir um pouquinho da Mostra inéditos. Na programação, só títulos novinhos para o público daqui de Brasília — talvez nem tão novos para os frequentadores da Mostra São Paulo; eu os invejo. Cheguei para a sessão de Minha terra, África com uma amiga do jornal. Estávamos sendo apresentados ao cinema de Claire Denis. E saímos impressionados.

Vou ser breve, porque o relógio já acusa 1h34 e a ardência nos olhos se intensifica a cada minuto.

Denis pousa a câmera próxima a Marial Vial (Isabelle Huppert), agricultora que, mesmo cercada de insegurança social, num país cuja lei é o exercício da violência, recusa deixar a plantação de café para trás. Os planos são urgentes, mas não tensos. Flagram angústia, mas não têm nada de sombrio. E deixam suspensa no ar a sensação de que algo devastador está para acontecer: Maria vê seus empregados fugirem da terra, amedrontados por conflitos étnicos, e vai atrás de novos ajudantes; abriga um rebelde sob o seu teto e frustra-se com o comportamento preguiçoso do filho.

É claro que o próprio enredo sugere que a insistência de Maria em permanecer na terra não vai terminar como ela gostaria. Mas Denis aprisiona essa expectativa sutilmente, num crescendo atmosférico amarrado à narrativa — a trilha meditativa do Tindersticks, a urgência das sequências subjetivas, a fotografia que inscreve a pele de Maria na vastidão da savana (ela, apesar de estrangeira, estranha aos naturais daquela nação, pertence àquele lugar).

E lá vou eu atrás dos outros filmes dessa mulher.

(Antes de começar a sessão, chegou um sujeito na bilheteria pedindo ingresso para um certo África dos meus sonhos — aquele mesmo com a Kim Basinger. Foi prontamente corrigido pela atendente: “Senhor, é Minha terra, África.” Eu estava no guichê ao lado e por pouco não deixei escapar uma boa gargalhada.)

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

