Início > Cinema > Minha terra, África

Minha terra, África

Fui ao CCBB hoje — aliás, ontem — para conferir um pouquinho da Mostra inéditos. Na programação, só títulos novinhos para o público daqui de Brasília — talvez nem tão novos para os frequentadores da Mostra São Paulo; eu os invejo. Cheguei para a sessão de Minha terra, África com uma amiga do jornal. Estávamos sendo apresentados ao cinema de Claire Denis. E saímos impressionados.

Vou ser breve, porque o relógio já acusa 1h34 e a ardência nos olhos se intensifica a cada minuto.

Denis pousa a câmera próxima a Marial Vial (Isabelle Huppert), agricultora que, mesmo cercada de insegurança social, num país cuja lei é o exercício da violência, recusa deixar a plantação de café para trás. Os planos são urgentes, mas não tensos. Flagram angústia, mas não têm nada de sombrio. E deixam suspensa no ar a sensação de que algo devastador está para acontecer: Maria vê seus empregados fugirem da terra, amedrontados por conflitos étnicos, e vai atrás de novos ajudantes; abriga um rebelde sob o seu teto e frustra-se com o comportamento preguiçoso do filho.

É claro que o próprio enredo sugere que a insistência de Maria em permanecer na terra não vai terminar como ela gostaria. Mas Denis aprisiona essa expectativa sutilmente, num crescendo atmosférico amarrado à narrativa — a trilha meditativa do Tindersticks, a urgência das sequências subjetivas, a fotografia que inscreve a pele de Maria na vastidão da savana (ela, apesar de estrangeira, estranha aos naturais daquela nação, pertence àquele lugar).

E lá vou eu atrás dos outros filmes dessa mulher.

(Antes de começar a sessão, chegou um sujeito na bilheteria pedindo ingresso para um certo África dos meus sonhos — aquele mesmo com a Kim Basinger. Foi prontamente corrigido pela atendente: “Senhor, é Minha terra, África.” Eu estava no guichê ao lado e por pouco não deixei escapar uma boa gargalhada.)

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: