Cá fiquei eu; e tu, neste circuito / Foste na frente — e não perdeste muito

A Werther, de Goethe

 

Ontem, quis abraçar as dores de todos os solitários do mundo. Hoje, passei do desespero à resignação, numa virada de temperamento comum aos apaixonados mais deslumbrados.

Ontem, a paixão era a medida de todas as coisas. Hoje, não existe isto de medida de todas as coisas; minha paixão não passa de mais uma invencionice de uma mente enfadada — desde 28/2 em maratona de trabalho interminável, com previsão de término para depois de amanhã.

Ontem, quis deixar de viver. Hoje, não posso dizer que amo a vida, mas devo dizer que apenas vivo.

Ao amanhã, porém, pertencem enlevos de espírito dolorosamente desconhecidos. Pode ser que eu acorde com palpitações no peito e no pescoço: o retorno cortante de um platonismo ainda mais louco, febril, irado — e ilegítimo. Ou talvez eu desperte lento: a solidificação de uma vontade súbita de desacreditar os sentimentos e curvar-se às facilidades da indiferença — ainda que intranquilo, temendo arroubos de ternura.

Quero — com pesar — o conforto infeliz do segundo cenário.

Categorias:Não ficção Tags:
  1. Carolina
    agosto 30, 2012 11:00 am às 11:00

    Meu namorado me emprestou o livro Os sofrimentos do jovem Werther e eu li a fundo, e foi o melhor livro que eu já li até agora… Dei de presente pra ele esse livro, Triologia da Paixão e estou lendo, muito bom também… estou com vontade de ler mais do Goethe…
    mas outro com o qual eu estou com vontade de ler mais também é o Schiller, que tem semelhanças com o Goethe….. os dois eram amigos além disso..
    Ambos do Sturm und Drang

    • felipelahm
      agosto 30, 2012 11:04 am às 11:04

      Legal, Carolina.

      Werther também é um dos meus livros favoritos.

      Obrigado pelo comentário e pelas sugestões de leitura!

      🙂

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

