Início > Música > Kaputt

Kaputt

Devo dizer que não esperava nada, nada mesmo desse Kaputt. Só conhecia um álbum do Destroyer, o City of daughters (1998), que nunca me convenceu. Escutei só umas duas vezes, entre setembro e outubro de 2009, quando eu e uns amigos nos organizamos para baixar os discos dos consensos (por década) da Pitchfork. Eu fiquei com os anos 1990. Daí tinha esse na lista. É o tipo do álbum que me deixa com sentimentos inconclusivos: “parece bom, preciso ouvir de novo” ou “é chatinho, mas merece uma segunda chance”. Foi assim com o Loveless, do My Bloody Valentine: na primeira vez, achei médio; na segunda, me fisgou. Mas nunca mais voltei para o Daughters. Deixei-o encostado numa pasta qualquer do meu notebook (o finado Dell Latitude D430), constrangido entre arquivos frequentemente visitados de Pavement, Pixies e Built to Spill.

Kaputt é lindo. As camadas eletrônicas oitentistas encontram na voz de Daniel Bejar delicadeza e sutileza: é como se Belle and Sebastian e Twin Shadow estivessem no mesmo estúdio — talvez com alguém do Cocteau Twins. As composições de Bejar, às vezes misteriosas, às vezes indecifráveis, transmitem uma sensibilidade que era rara nos anos 1980 — ou nas piores coisas dos anos 1980: em vez de versos nebulosos e exagerados, de melancolia perfumada ou mantras piegas, ele prefere atmosferas decadentes e confissões sinceras. Blue eyes (“You terrify the land /You are pestle and mortar”) e Poor in love (“I was poor in love / I was poor in wealth”) sugerem cenários pesarosos, desconstruídos por melodias acessíveis e vocais suaves. Na dançante Kaputt, humor cruel: “Wasting your days / Chasing some girls / Alright, chasing cocaine”.

Depois de Kaputt, Destroyer merece um cantinho especial no meu hd — e nas minhas playlists.

Categorias:Música Tags:, ,
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

